Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Com 25 casos positivos e um óbito por covid-19, Bonito tem decreto com medidas de prevenção renovado

Bonito tem sete casos ativos da doença | FOTO: Montagem do JC/PMB |

Para renovar as medidas de prevenção, enfrentamento e combate ao contágio pelo novo coronavírus, a prefeitura de Bonito, na Chapada Diamantina, publicou um novo decreto, o de número 39, na última quinta-feira (23). Entre as medidas recomendadas no documento oficial, destacam para as suspensões e proibições de todos os eventos desportivos, políticos, religiosos, culturais, cavalgadas, além da entrada de feirantes e ambulantes de outros municípios na feira-livre, bem como dos vendedores ambulantes, cobradores de dívidas e pessoas que trabalham com empréstimos.

Foram suspensos também o atendimento nas agências bancárias, lotéricas e postos de correspondentes de contas, com exceção para o atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial, com controle de fila e distância de 1,5 metros entre as pessoas. Vale salientar que as atividades em academias seguem suspensas por mais 15 dias. Ainda segundo o novo decreto, emitido pela gestão do prefeito Reinan Cedro (PSD), popularmente conhecido por ‘Reinan de Lourinho’, seguem em funcionamento os serviços essenciais como supermercados, que deverão operar com limite de 10 clientes por vez e com dois metros de distância, os ‘mercadinhos’ deverão operar com limite de cinco clientes por vez.

A prefeitura mantém ações de conscientização para evitar a proliferação do novo coronavírus | FOTO: Divulgação/PMB |

Os hotéis e pousadas poderão operar com 50% da capacidade para hospedagem. Já os salões de beleza, barbearias e manicures, funcionarão apenas com agendamento prévio, tomando todos os cuidados de higiene constante que fazem parte dos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e no Ministério da Saúde. O transporte intermunicipal e os atendimentos odontológicos poderão ser realizados desde que os prestadores dos serviços tomem todas as medidas de segurança. Para os recém-chegados ao município, as determinações são ficar em quarentena por 15 dias, os que descumprirem essa recomendação poderão ser conduzidos por força policial.

É importante lembrar que, os estabelecimentos que não cumprirem as regras poderão sofrer multa e até ter o alvará suspenso, assim como os cidadãos desobedientes poderão responder judicialmente. No boletim epidemiológico do município chapadeiro, consta um total de 25 casos confirmados, sendo seis casos importados, 19 casos locais e um óbito. Ainda tem 31 pessoas com suspeita da doença e 230 estão em quarentena. Bonito já realizou um total de 449 testes rápidos e 447 foram descartados. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile