Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba registra mais de 700 contaminados por covid-19 desde o início da pandemia; recuperados são mais que ativos

Vinte e duas pessoas já morreram por causa da covid-19 em Itaberaba | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O boletim epidemiológico de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou em 24h mais 22 novos casos da covid-19. Nesta sexta-feira (24), o município chapadeiro registra um total de 705 casos confirmados. Dentre os positivos, 319 são casos ativos, 364 estão recuperados e 22 pacientes morrem desde o início dos primeiros casos na cidade. O boletim ainda aponta para 286 casos com suspeita da doença respiratória e 605 pessoas são monitoradas pela equipe de saúde. Até o momento, já foram realizados cerca de 2.836 testagens.

No mapeamento de casos ativos por localidade, ainda constam 33 bairros e três localidades da zona rural. Faz parte da lista, o bairro ‘São João’, que tem número expressivo de casos ativos, atualmente são 31. ‘Independente’ tem 27 casos, ‘Centro‘ com 25. ‘Barro Vermelho’ com 21, ‘Oriente’ com 17 e ‘Urbis’ com 15 casos da doença respiratória. Na zona rural, a comunidade de ‘Caldeirão do Antônio’ permanece com seis casos, além de ‘Formosa’ e ‘Areia Branca’ com um caso cada.

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no município, a partir de dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), apresenta que dos 20 leitos de UTI ativos, nove estão ocupados – representando uma taxa de 45% – e dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente (15%). A Secretaria de Saúde do município destaca que os números são dinâmicos.

“Na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação no boletim epidemiológico”, aponta a assessoria da prefeitura. Em casos de sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h de Itaberaba. Porém, para outras emergências, procure o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile