Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Ministério da Justiça doa equipamentos de proteção individual para Guarda Municipal de Itaberaba

Os equipamentos foram enviados após habilitação da GCM de Itaberaba | FOTO: Divulgação/PMI |

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública, dou à Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaberaba equipamentos de proteção individual (EPI’s), necessários ao enfrentamento emergencial dos efeitos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, que causa a covid-19. A GCM de Itaberaba recebeu 7.940 máscaras cirúrgicas descartáveis, 318 unidades de álcool em gel antisséptico 500 ml, 79 caixas de luvas de procedimento não cirúrgico. Perfazendo um total de R$21.931,90.

A doação foi viabilizada por meio do plano de cooperação técnica entre a prefeitura de Itaberaba, GCM e MJSP. O comandante da GCM de Itaberaba, Sidevaldo Santana, esteve no Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), em Salvador, para receber o material. Segundo ele, “o material está no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, onde foram montados kits individuais para os membros da GCM. Esses kits estão sendo distribuídos para a tropa, além de servir também para as equipes de Saúde no combate à pandemia da covid-19”, disse.

A GCM de Itaberaba realiza um trabalho de extrema relevância na proteção dos bens, serviços e instalações públicas. Além disso, a corporação tem atuado, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na linha de frente do combate à pandemia da covid-19. Atua nas barreiras sanitárias e na fiscalização das medidas restritivas estabelecidas pelos decretos municipais. Neste sentido, o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues Jr., destacou a importância dos materiais recebidos pela GCM para o combate à crise sanitária.

“Esse material veio em muito boa hora, pois continuamos atuando no enfrentamento à covid-19 durante a pandemia, intensificando as fiscalizações em todo o município. Desse modo, temos contado com as parcerias fundamentais das polícias Civil e Militar, da SMTT, assim como da Guarda Civil. Também nos sentimos honrados com reconhecimento do trabalho de nossa guarda, prova inequívoca da transparência da gestão municipal nos serviços prestados à nossa população”, disse o secretário.

Os equipamentos foram enviados após habilitação da GCM de Itaberaba. Na Bahia, as GCMs de apenas 10 municípios foram habilitadas. A conquista melhora as condições de atuação da corporação em suas ações no combate à pandemia, assim como na proteção do patrimônio público e da população. Além disso, a doação representa o reconhecimento do trabalho da GCM e de seus agentes, por parte dos órgãos de segurança. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas