Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: PRF apreende cargas de madeira transportadas ilegalmente durante fiscalização na região de Capim Grosso

Os flagrantes ocorreram na madrugada desta quinta | FOTO: Reprodução/PRF |

Agentes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam, durante fiscalização em trecho do município de Capim Grosso, na Chapada Norte, localizado no Km 356 da BR 324, 38,04 metros cúbicos de madeira serrada que estavam sem a devida documentação ambiental válida. Os flagrantes ocorreram na madrugada desta quinta-feira (30), ao abordarem dois caminhões com o carregamento.

Ainda segundo informações, as cargas de madeira seguiam do estado do Pará e tinham como destino as cidades de Feira de Santana e Salvador, tratando-se, portanto, de transporte interestadual de madeira. Dessa forma, há a necessidade de comprovação ambiental. Foram solicitados aos condutores que apresentassem toda a documentação necessária para transporte de produtos de origem florestal.

Após as averiguações necessárias nos sistemas, foi detectado que os documentos apresentados das cargas, continham informações divergentes em relação ao volume autorizado para o transporte. Também não foi apresentada a Guia Florestal (GF) – documentação obrigatória para o trânsito interestadual de produtos da flora nativa da mata atlântica.

Entre as espécies identificadas estavam pranchões de cupiúba, mogno, cedrorana, quarubatinga, entre outras. “Os pranchões de angelim, sapucaia, jarana e outras espécies saíram do estado do Pará e seguiam para a cidade de Capim Grosso. As empresas proprietárias dos veículos e das cargas foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais”, aponta nota publicada no site oficial da PRF.

Os condutores dos caminhões assinaram os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), por meio do qual se comprometeram a comparecer perante o Juizado Especial Criminal, para responder pelas suas condutas com base na Lei de Crimes Ambientais e mais as infrações administrativas. Os veículos e as cargas foram recolhidos ao pátio da PRF e estão à disposição dos órgãos ambientais. “Somente esse ano, a PRF já realizou a apreensão de mais de 200 mil metros cúbicos de madeira nas rodovias federais que cortam a Bahia”, finaliza nota. Jornal da Chapada com informações da PRF.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas