Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Professor Jorge Portugal morre em hospital de Salvador de falência cardíaca aguda

O ex-secretário de Cultura, Jorge Portugal | FOTO: Divulgação |

O mestre Jorge Portugal, de 63 anos, não resistiu e faleceu nesta segunda-feira (3) onde estava internado em Salvador. E foi a assessoria do Hospital Geral Roberto Santos, que confirmou a morte do professor, escritor e ex-secretário de Cultura da Bahia.

“O Hospital Geral Roberto Santos [HGRS] comunica, com pesar, o falecimento de Jorge Portugal, por volta das 20h15 [horário de Brasília], de falência cardíaca aguda. O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia estava internado na unidade de terapia intensiva [UTI] cardiovascular da instituição”, diz nota oficial da unidade de saúde.

“A diretoria do HGRS apresenta sua solidariedade aos familiares e amigos ao tempo que se coloca em oração”, completa a nota. Portugal foi internado nesta segunda-feira (3). Ele estava em coma induzido. Segundo boletim médico, o professor já chegou à unidade em “estado crítico e apresenta quadro de choque cardiogênico”.

Uma equipe do Samu foi acionada para atender o educador, que estava em estado grave com sinais de insuficiência respiratória. Ele recebeu atendimento inicial e foi levado para o Hospital Geral Roberto Santos. Durante o trajeto, Jorge Portugal chegou a ter uma parada cardiorrespiratória, mas foi estabilizado. No entanto, na noite desta segunda-feira, o falecimento foi confirmado.

O professor Jorge Portugal | FOTO: Divulgação |

Luto na Bahia
O governador Rui Cota (PT) decretou luto pelo falecimento de Jorge Portugal. Costa lamentou a perda e decretou luto no estado nesta terça-feira (4). “Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta”.

“Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo, que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: ‘Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia’. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda”.

Perfil
Jorge Portugal foi letrista, compositor, poeta, palestrante e professor universitário referência nacional nos temas de redação e língua portuguesa, tendo ensinado em vários colégios e cursos pré-vestibulares de Salvador. Lançou o livro ‘Redação é assim’, adotado por cursos pré-vestibulares da capital. Portugal foi apresentador de programas educativos ligados à língua portuguesa, em rádios e TV de Salvador, como por exemplo o programa ‘Aprovado’, na TV Bahia, projetando sua imagem carismática e revolucionária no ensino, com audiência sempre crescente por nove anos consecutivos.

Atuou como consultor e professor da Rede Bahia de Comunicação, onde apresentou um quadro de tira-dúvidas de Português, intitulado: ‘É assim que se escreve´. Lançou em 1994 o disco ‘Palavra’ e participou de vários festivais de MPB com destaque para o MPB/80 da Rede Globo de Televisão quando conseguiu projeção nacional com seu parceiro Raimundo Sodré classificando a música ‘A massa’, parceria de ambos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas