Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba notifica mais 27 casos de covid em 24h e número de pessoas infectadas se aproxima de mil

Itaberaba tinha três dias sem localizar novos casos | FOTO: Montagem do JC |

O boletim epidemiológico desta terça-feira (4), com dados consolidados até as 17h da última segunda (3), mostra mais 27 novos casos de covid-19 no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Agora, o município registra um total de 947 casos confirmados, sendo 590 curados, 333 pessoas em recuperação e 24 óbitos decorrentes da doença respiratória aguda grave. Conforme texto de assessoria, publicado na página oficial da prefeitura, o número de pessoas curadas teve um aumento expressivo de 8,86%, passando de 542 para 590, permanecendo bem acima do número de casos ativos.

Além disso, já foram realizados cerca de 3.823 testagens (entre testes rápidos e laboratoriais), 517 pessoas seguem em monitoramento pela equipe de saúde e 184 pessoas tem suspeita de ter contraído a covid-19. No mapeamento de casos ativos por localidades, o bairro com maior número de pessoas infectadas é o ‘Centro’, com 43. ‘Barro Vermelho’, com 18, ‘Independente, com 27, ‘Caititu’, com 24, ‘Loteamento Bahia’, com 19, e ‘Oriente’ com 18. Na zona rural, três comunidades apresentam infectados: ‘Areia Branca’, ‘Testa Branca’ e ‘Região da Serra Verde 1’. Todos com um caso ativo.

Os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), são os seguintes: dos 20 leitos de UTI ativos, nove estão ocupados (45%) e dos 20 leitos clínicos, quatro estão ocupados atualmente (20%). A taxa de ocupação geral é de 32,5%, conforme dados de assessoria. A Secretaria de Saúde, da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), destaca que os números do boletim epidemiológico são dinâmicos.

Na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento da sua classificação. “A gestão reitera que a colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e à covid-19. Por isso, reafirmamos as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro”, finaliza nota de assessoria da prefeitura de Itaberaba.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas