Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Rui Costa diz que obras da unidade de oncologia no oeste vão começar; mais de R$16 milhões de investimento

O governador da Bahia, o petista Rui Costa | FOTO: Divulgação |

Terá início, na próxima segunda-feira (10), a construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no município de Barreiras, que será referência para 36 cidades do oeste baiano, abrangendo cerca de 1 milhão de habitantes. A novidade foi anunciada pelo governador Rui Costa durante edição do Papo Correria desta quinta-feira (6), transmitido via redes sociais. A ordem de serviço será assinada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que estará representando o governador .

“O secretário de Saúde irá até Barreiras para autorizar o início das obras da unidade de oncologia. A parte de cardiologia do Hospital do Oeste já está em obras e agora essa nova etapa irá ampliar o atendimento à população nesta unidade, somando-se aos 60 leitos de enfermaria já instalados e inaugurados. É mais um esforço do Governo do Estado para levar os serviços de saúde ao interior baiano”, garantiu Rui.

De acordo com Vilas-Boas, o investimento em obras é superior a R$ 16,7 milhões, com uma intervenção superior a 2,6 mil metros quadrados, e prazo de execução de 12 meses. “Este é mais um passo no fortalecimento da saúde pública na Bahia, com a ampliação e descentralização de serviços de alta complexidade. Os pacientes oncológicos da região Oeste terão serviços como quimioterapia, cirurgia oncológica, além de radioterapia”, afirmou o secretário.

Ainda segundo o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), “a construção da Unacon, que estará localizada ao lado do Hospital do Oeste, evitará que pacientes oncológicos tenham que se deslocar, por exemplo, de Barreiras para Salvador, percorrendo mais de 800 quilômetros a fim de realizar o tratamento”.

Os municípios contemplados com o serviço de oncologia são: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Hospital do Oeste
Esta é a terceira etapa do projeto de ampliação da unidade, que contempla ainda 36 novos leitos, distribuídos da seguinte forma: 20 novos leitos de UTI adulto, três leitos de UTI Neonatal, dez leitos de quimioterapia e três leitos no Centro Obstétrico.

Na primeira fase foram construídos dois blocos de enfermarias com 62 leitos, entregues em fevereiro deste ano. A segunda etapa, que ainda encontra-se em execução, prevê a implantação da hemodinâmica e construção de um novo necrotério. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas