Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Utinga emite novo decreto e mantém medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus

A prefeitura de Utinga continua com medidas para conter o vírus e pede a ajudar de todos | FOTO: Divulgação/PMU |

Diante do aumento de casos positivos no município de Utinga, na Chapada Diamantina, a prefeitura administrada pelo prefeito Joyuson Vieira emitiu um novo decreto, o de número 39, nesta sexta-feira (7), pautando novas medidas de enfrentamento ao avanço do coronavírus. Dentre as recomendações contidas no documento oficial, destaque para a suspensão da feira-livre, permitindo apenas o funcionamento de açougues, peixarias e afins, inclusive no pavilhão da feira, desde que respeitadas as orientações sanitárias.

O decreto versa também sobre o fechamento de bares e todos os estabelecimentos que comercializem bebidas para consumo imediato e autoriza o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, padarias e similares que possuam eficazes estruturas físicas e que atendam as recomendações dos órgãos de saúde. O documento subscrito pelo prefeito Joyuson Vieira, manteve a suspensão de academias de ginásticas e serviços de profissionais e estabelecimentos de ‘Artes Marciais’ e afins.

Já os estabelecimentos comerciais, industriais, agropecuários e de prestadores de serviços, quando autorizados a funcionar, serão obrigados a manter higienização frequente dos seus equipamentos e das vias de acesso ao cliente, disponibilizando máscaras aos seus servidores, além de meios eficazes de higienização das mãos e/ou álcool no mínimo 70%, borrifadores de álcool e demais meios capazes de inibir a infecção humana pelo novo coronavírus. O decreto pode ser acessado na íntegra no final desta matéria.

“Ficam todos os estabelecimentos comerciais e de prestadores de serviços quando autorizados a funcionar, ainda que parcialmente, obrigados a criar mecanismos capazes de controlar a entrada de clientes em seus espaços internos, respeitando o espaço mínimo de um cliente por cada quatro metros quadrados, limitando ao número máximo de 10 clientes simultaneamente, cuidando também de evitar filas e aglomerações que não obedeçam ao distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas”, ressalta o decreto do prefeito de Utinga.

Boletim Epidemiológico.
No boletim epidemiológico desta sexta-feira (7), consta que o município chapadeiro manteve o total de 60 casos positivos. Por outro lado, o número de curados da covid-19 sobe para 40. Além de 18 pessoas ativas, dois pacientes evoluíram para óbito desde o início da crise sanitária. Outras 185 cumprem quarentena e 127 têm suspeita da doença respiratória. No total, 674 casos já foram descartados.

Jornal da Chapada

Leia aqui o decreto completo…

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas