Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba realiza nova fase de teste em massa e número de curados se mantém bem acima ao de casos ativos

No total foram feitos 205 testes rápidos | FOTO: Divulgação/PMI |

O sábado (9) foi de muito trabalho para a equipe de saúde do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. É que foi realizada mais uma fase de testagem em massa para a detecção do novo coronavírus na população em formato ‘drive-thru’. No total, foram feitos 205 testes rápidos, conforme dados de assessoria. E a ação aconteceu na praça J.J. Seabra.

“[Testamos] quem passou pelo local de carro ou moto. Seguiremos cuidando da população, reforçando as ações de combate ao coronavírus e ampliando a testagem para tentar identificar os casos assintomáticos, que estão fora do monitoramento. Juntos, vamos vencer essa doença”, disse o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) em sua rede social.

O boletim epidemiológico deste sábado registrou 28 novos casos da covid-19, isso dos dados contabilizados até as 17h da sexta-feira. Agora, o município tem um total de 1.062 casos confirmados. Dentre esse total, 309 estão ativos e 726 estão curados. Além disso, 27 pessoas evoluíram para óbito.

Ainda aponta que 228 pessoas seguem com suspeita da doença e 537 estão em monitoramento. Mais de 4,4 mil testes já foram realizados pelo município chapadeiro. Agora, 33 bairros e duas comunidades da zona rural permanecem na lista com casos ativos. O bairro ‘Centro’ desponta com 37 casos em recuperação. Em seguida, ‘Independente’ com 26 ativos. ‘Barro Vermelho’, com 20, e ‘Oriente‘, com 17 casos. As comunidades ‘Areia Branca’, ‘Santa Quitéria’ e Formosa’ permanecem com um caso cada.

Boletim epidemiológico | FOTO: Divulgação/PMI |

Já o número da taxa de ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) subiu para 60%, isso porque 12 dos 20 leitos estão ocupados e dos 20 leitos clínicos, quatro estão ocupados – representando uma taxa 20%. A prefeitura, junto com a Secretaria de Saúde, reitera que a colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e, por isso, “reafirmamos as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro”.

Casos ativos por localidade | FOTO: Divulgação/PMI |

Jornal da Chapada

Confira mais imagens da testagem em massa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas