Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba chega próximo de 5 mil testes; ação é para diagnóstico precoce da covid-19

O município chapadeiro segue registrando aumento do número de infectados | FOTO: Montagem do JC/PMI |

São quase 5 mil testagens, entre testes rápidos e laboratoriais, realizados pelo município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, para diagnóstico da covid-19. A gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) aponta que os testes são aplicados de acordo com os protocolos oficiais, estabelecidos pelos órgãos de saúde. Além disso, as ações são preventivas com resultados favoráveis no diagnóstico precoce da doença. Conforme informações, há previsão de realização de ações de testagem em massa uma vez por semana, em diversos pontos da cidade.

Até o momento, já foram realizadas duas ações desse tipo, com demanda livre na ‘Feira Nova’ e na Praça J.J. Seabra. Para o gestor, a realização de quase 5 mil testes para covid-19 tem sido fundamental no combate à pandemia do novo coronavírus. “Itaberaba tem sido exemplo no combate ao vírus em toda a Bahia. Os números demonstram a eficiência do trabalho das nossas equipes de saúde no monitoramento e controle da pandemia. Nesse sentido, a realização de testagem em massa na população tem um papel fundamental para que, hoje, o número de pessoas curadas esteja com mais de 150% acima do número de casos ativos. Isso tranquiliza a todos”, disse o prefeito Ricardo em nota divulgada por assessoria.

E no boletim desta quinta-feira (13), com dados consolidados até as 17h de quarta-feira (12), o município registrou 16 novos casos de infecção pelo novo coronavírus. Itaberaba agora conta com 1.149 casos confirmados, sendo 324 (28,2%) ativos, 797 pessoas curadas e 28 óbitos decorrentes da síndrome respiratória aguda grave. Outros 219 casos suspeitos e 543 pessoas seguem em monitoramento pela equipe de saúde.

No mapeamento de casos ativos por localidade, o bairro com maior número de pessoas infectadas continua sendo o ‘Centro’, com 44 casos. ‘Caititu’ tem 29, ‘Independente’, 24, ‘Loteamento Bahia’ registra 23, ‘Campo do Governo’ tem 19 e ‘Barro Vermelho’ com 18 casos ativos. Na zona rural, cinco comunidades apresentam infectados: ‘Região do Campo do Avião’, ‘Região dos Patos’ e ‘Testa Branca’, ‘Santa Quitéria’ e ‘Região de Lajedo Coberto’. Todos com um caso ativo.

Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, nove estão ocupados (45%), e dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente (15%). A taxa de ocupação geral é de 30%, conforme dados de assessoria.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas