Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba notifica três novos casos de covid e segue com testagem em massa

A prefeitura municipal segue com testagem em massa na população | FOTO: Divulgação |

No boletim epidemiológico deste domingo (16), o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou três novos casos de infecção pelo novo coronavírus. Outro dado que vale ressaltar é o registro de mais um óbito decorrente da covid-19, que foi notificado no boletim de sábado (15). O município chega ao total de 1.210 casos confirmados, sendo 291 ativos, 890 pessoas curadas e 29 óbitos decorrentes da síndrome respiratória aguda grave. Outros 237 casos suspeitos e 528 pessoas seguem em monitoramento pela equipe de saúde.

A prefeitura municipal segue com testagem em massa na população. A última ação foi realizada sábado (15), no bairro Feira Nova. Os dados estarão disponíveis no boletim da próxima terça-feira (18), após conferência, análise e revisão das notificações, com a respectiva distribuição dos casos ativos por bairro, conforme texto de assessoria.

No mapeamento de casos ativos por localidade, o bairro ‘Centro’ diminui para 25 casos, ‘Caititu’ tem 23, ‘Loteamento Bahia’ registra 20, ‘Barro Vermelho’, 19, ‘Campo do Governo’ tem 18 e ‘Independente com 16. Na zona rural, quatro comunidades apresentam infectados: ‘Região do Campo do Avião’, ‘Região dos Patos’, ‘Santa Quitéria’ e ‘Região de Lajedo Coberto’. Todos com um caso ativo.

Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, oito estão ocupados (40%) e dos 20 leitos clínicos, dois estão ocupados atualmente (10%). A taxa de ocupação geral é de 25%, segundo dados.

A Secretaria de Saúde (Sesau) destaca que os números do boletim são dinâmicos. Ou seja, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. A Sesau reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile