Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba notifica três novos casos de covid e segue com testagem em massa

A prefeitura municipal segue com testagem em massa na população | FOTO: Divulgação |

No boletim epidemiológico deste domingo (16), o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou três novos casos de infecção pelo novo coronavírus. Outro dado que vale ressaltar é o registro de mais um óbito decorrente da covid-19, que foi notificado no boletim de sábado (15). O município chega ao total de 1.210 casos confirmados, sendo 291 ativos, 890 pessoas curadas e 29 óbitos decorrentes da síndrome respiratória aguda grave. Outros 237 casos suspeitos e 528 pessoas seguem em monitoramento pela equipe de saúde.

A prefeitura municipal segue com testagem em massa na população. A última ação foi realizada sábado (15), no bairro Feira Nova. Os dados estarão disponíveis no boletim da próxima terça-feira (18), após conferência, análise e revisão das notificações, com a respectiva distribuição dos casos ativos por bairro, conforme texto de assessoria.

No mapeamento de casos ativos por localidade, o bairro ‘Centro’ diminui para 25 casos, ‘Caititu’ tem 23, ‘Loteamento Bahia’ registra 20, ‘Barro Vermelho’, 19, ‘Campo do Governo’ tem 18 e ‘Independente com 16. Na zona rural, quatro comunidades apresentam infectados: ‘Região do Campo do Avião’, ‘Região dos Patos’, ‘Santa Quitéria’ e ‘Região de Lajedo Coberto’. Todos com um caso ativo.

Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, oito estão ocupados (40%) e dos 20 leitos clínicos, dois estão ocupados atualmente (10%). A taxa de ocupação geral é de 25%, segundo dados.

A Secretaria de Saúde (Sesau) destaca que os números do boletim são dinâmicos. Ou seja, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. A Sesau reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas