Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Com governo Bolsonaro, Ministério da Defesa deve ter mais dinheiro do que o setor de Educação em 2021

O presidente Jair Bolsonaro | FOTO: Reprodução |

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prevê reservar R$5,8 bilhões a mais no Orçamento da União do ano que vem para despesas com militares do que com a educação no país.

A proposta com a divisão dos recursos entre os ministérios está nas mãos da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, e deve ser encaminhada até o fim deste mês ao Congresso. Caso confirmada, será a primeira vez em dez anos que o Ministério da Defesa terá um valor superior ao da pasta da Educação.

Egresso do Exército, Bolsonaro foi eleito tendo os militares como parte de sua base de apoio. Na quinta-feira passada, na “live” semanal que faz nas redes sociais, o presidente disse sofrer pressão para aumentar os recursos destinados às Forças Armadas, mas reclamou que “o cobertor está curto”.

“Alguns chegam: ‘Pô, você é militar e esse ministério aí vai ser tratado dessa maneira?’ Aí tem de explicar. Para aumentar para o Fernando (Azevedo e Silva, ministro da Defesa) tem de tirar de outro lugar. A ideia de furar o teto (de gastos) existe, o pessoal debate, qual o problema?”, disse o presidente, em referência à regra que limita aumentar despesas acima da inflação. Na mesma ocasião, ele afirmou que a Defesa pode ter “o menor orçamento da história”. As informações são da Folha.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas