Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba eleva número de contaminados por covid para 1.260; curados chegam a 70% dos casos

A prefeitura mantém ações fundamentais para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC/Jornal da Chapada |

O boletim epidemiológico desta terça-feira (18) do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registra mais 40 novos casos positivos de covid-19 em 24h. Os dados foram consolidados até as 17h da última segunda-feira (17), conforme nota de assessoria divulgada no site oficial da prefeitura. Com esse aumento, o total de pessoas que tiveram resultado positivo para a doença infectocontagiosa sobe para 1.260.

E o número de pessoas curadas teve um aumento de 3,93%, passando de 890 para 925 casos, permanecendo bem acima do número de casos ativos. No total, são 306 pessoas em recuperação, 925 que já são considerados curados e 29 óbitos pela doença causada pelo novo coronavírus. Além disso, já foram realizados cerca de 5.405 testagens (entre testes rápidos e laboratoriais).

Outras 175 pessoas seguem com suspeita da doença respiratória e 484 pessoas estão em monitoramento. No mapeamento de casos ativos por localidade, 32 bairros e cinco regiões rurais estão na lista com casos ativos de covid. ‘Caititu’ tem 27, ‘Oriente’ com 25, ‘Centro’ e ‘Barro Vermelho’ com 22 cada. Em seguida, ‘São João’, 20, e ‘Loteamento Bahia’, 18. As cinco comunidades rurais com casos ativos são ‘Região dos Patos’, ‘Santa Quitéria’, ‘Região do Km 8’ e ‘Região do Lajedo Coberto’, todos com um caso cada, e ‘Região do Campo de Avião’ aumentou para dois casos ativos.

Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, seis estão ocupados (30%) e dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente (15%). A taxa de ocupação geral é de 22,5%, conforme dados de assessoria. Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h de Itaberaba. Porém, para outras emergências, procure o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile