Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Caps de Itaberaba retorna com atividades seguindo protocolos de segurança para funcionários e usuários

A segurança é reforçada com um protocolo rígido para funcionários e usuários | FOTO: Jornal da Chapada |

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, retomou suas atividades nesta segunda-feira (24). A suspensão das ações aconteceu devido à pandemia do novo coronavírus – que já matou 30 pessoas no município. Para a retomada das atividades normais, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe multidisciplinar – que atua na instituição que trata de saúde mental, realizou os ajustes necessários ao funcionamento e recepção dos usuários.

“Importante essa acolhida aos usuários, afinal, o objetivo clinico é oferecer atendimento à população, realizar a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, fortalecendo os laços familiares e comunitários. Esse é o maior objetivo do Caps e vamos continuar atuando com responsabilidade preservando a saúde tanto de nossa equipe quanto dos usuários e familiares”, ressalta o secretário de Saúde de Itaberaba, João Rodrigues.

Para o coordenador do Caps, Rodrigo Alves Fernandes, com as adequações de segurança implementadas, a expectativa é de que as atividades ocorram com tranquilidade e segurança. “Instalamos display de vidro na área de dispensa de medicamento. Além disso, os veículos que fazem o translado desses pacientes contam com termômetro de distância e álcool em gel. Não temos nenhum paciente positivo para covid-19. Por isso, nosso objetivo é manter esse contador zerado, garantindo total segurança para os profissionais e usuários do serviço”.

A segurança é reforçada com um protocolo rígido para funcionários e usuários. Além da instalação do display para despensa das medicações, houve ainda a realização de aferição de temperatura de todos os usuários, bem como a realização de testagem em massa. Na oportunidade, máscaras foram distribuídas e uma palestra sobre as novas orientações de convivência foi realizada. Permanecer de máscaras, manter o distanciamento social, com inclusive, marcação do acento na hora das refeições e realização de atividades ao ar livre foram alguns dos assuntos abordados.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas