Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba tem três dias seguidos computando morte por covid-19; foram mais 33 casos nas últimas 24h

No mapeamento de casos ativos por localidade, 30 bairros e três regiões rurais estão na lista | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Pelo terceiro dia seguido o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Dimantina, registra mortes causadas pela covid-19. Mais um óbito foi computado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Coordenação de Vigilância em Saúde e pela Câmara Técnica (CT) de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus nesta quarta-feira (26). Além disso, foram registrados, em 24h, mais 33 novos casos da doença, chegando a um total de 1.471 de casos confirmados.

Ainda de acordo com as informações de assessoria, o município chapadeiro segue com 309 casos ativos, 1.130 pessoas que venceram a doença respiratória, e 32 pessoas que foram a óbito em decorrência da covid-19. Outros 471 pessoas que chegaram de cidades de outras regiões estão em monitoramento e 132 estão com suspeita de terem contraído o vírus.

No mapeamento de casos ativos por localidade, 33 bairros e seis regiões rurais estão na lista com casos ativos de covid-19. ‘Caititu’ tem 28, ‘Barro Vermelho’, 27, ‘Centro’ e ‘Independente’: 24. ‘Loteamento Bahia’ tem 16, ‘Nova Itaberaba’, 15, e ‘Oriente’ tem 11. As seis comunidades rurais com casos ativos são ‘Itaíba’, ‘Região do Campo de Avião’, ‘Região do Bom Viver’, ‘Região de Lajedo de Cima’, ‘Santa Quitéria’ e ‘Região de Lajedo Coberto’, todas com um caso.

Além disso, aumentou o número de testes realizados no município, que agora atinge o número de 6.558 (entre testes rápidos e laboratoriais). Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, nove estão ocupados (45%), e dos 20 leitos clínicos, sete estão ocupados atualmente (35%). A taxa de ocupação geral é de 40%, conforme dados de assessoria.

A Sesau destaca que os números do boletim epidemiológico são dinâmicos. Ou seja, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h de Itaberaba. Porém, para outras emergências e/ou se apresentar sintomas compatíveis com a covid-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou procure o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile