Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba tem mais 11 novos casos de covid em 24h e número de curados ganha tem aumento expressivo

A Secretaria de Saúde do município segue com ações para conter o vírus na região chapadeira | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Em novo boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (2), a prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), registrou 11 novos casos da doença respiratória covid-19 no município. Conforme texto de assessoria, o número de pessoas curadas subiu para 1.270 casos, permanecendo bem acima do de ativos. Até o momento, não foram confirmados novos óbitos pela doença. Os dados foram consolidados até às 17h de terça-feira (1º de setembro).

Sendo assim, o município conta com 1.553 casos confirmados de covid-19, sendo que 250 estão ativos, 1.270 casos curados, e 33 pacientes que evoluíram a óbito. Outros 74 casos foram enquadrados como suspeitos. Além disso, já foram realizados mais de seis mil testagens (entre testes rápidos e RT-PCR/SWAB) e 324 seguem em monitoramento, ou seja, cumprindo quarentena.

O mapeamento de casos ativos por localidade identificou 29 bairros da zona urbana com casos ativos, entre eles ‘Caititu’ com 34, ‘Centro’ com 22, ‘Barro Vermelho’ com 31 e ‘Loteamento Bahia’ que tem 19. Já nas comunidades rurais, cinco foram identificados com casos ativos, ‘Itaíba’, ‘Região do Mandú’, ‘Região do Tamburí’, ‘Região do Lajedo de Cima’ e ‘Santa Quitéria’. Todos com um infectado.

Sobre a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos, com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dos 20 leitos de UTI ativos, cinco estão ocupados (25%); e dos 20 leitos clínicos, um está ocupado atualmente (5%). A taxa de ocupação geral é de 15%. Vale ressaltar que os números do boletim oficial são dinâmicos.

Na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h de Itaberaba. Para outras emergências, procure o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas