Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: PRF apreende mais 58 metros cúbicos de madeira transportados ilegalmente na região de Seabra

Irregularidades em documentos tornaram a carga ilegal | FOTO: Divulgação |

Mais de 58 metros cúbicos de madeira serrada foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em flagrante sendo transportados em um veículo que deslocava três semirreboques carregados com perfis de caibro de várias espécies. A ação foi realizada na altura do quilômetro 408 da BR-242, trecho do município de Seabra, na Chapada Diamantina, na tarde da última terça-feira (1º de setembro). Por se tratar de transporte de madeira, os agentes federais exigiram a documentação específica desse tipo de carga que são a nota fiscal (NF), a guia florestal (GF) além do documento de origem florestal (DOF).

“Foi detectado que o volume, de 58,05 metros cúbicos de madeira serrada, transportado era superior ao declarado nos documentos apresentados, o que tornou o DOF inválido. O motorista também apresentou o Danfe vencido”, aponta texto da PRF na página oficial do órgão. Em consulta ao banco de dados, os agentes federais descobriram que o condutor já era reincidente na prática de crime contra o meio ambiente. Em fevereiro de 2020, ele foi flagrado pela PRF, no Km 352 da BR 363, no estado de Rondônia transportando carga de madeira ilegal.

Diante disso, a empresa remetente e, portanto, responsável pelas informações contidas na nota fiscal, na guia florestal e pela madeira embarcada, além da empresa destinatária da carga e do condutor do referido veículo, responderão pelo delito tipificado no Art.46 da Lei 9.605/98 por venderem e transportarem madeira sem licença válida. Os veículos e a carga foram recolhidos no pátio e estão à disposição dos órgãos ambientais para os procedimentos administrativos. Foram acionados também o Ministério Público e o Poder Judiciário. Jornal da Chapada com informações do portal oficial da PRF.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas