Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Rui diz que “Ministério da Justiça desrespeita a lei e o Pacto Federativo” ao enviar forças armadas ao estado

O governador da Bahia, Rui Costa, durante pronunciamento | FOTO: Divulgação |

Na noite desta quinta-feira (3), o governador Rui Costa (PT) afirmou, por meio das redes sociais, que enviou correspondência ao ministro da Justiça, André Luiz Almeida Mendonça, “externando a preocupação com a autorização do emprego da Força Nacional de Segurança Pública [FNSP], no Extremo Sul do Estado” (veja aqui).

Rui disse ainda que “tal conduta, já maculada pelo caráter invasivo e ilegal, é agravada pelo total desprezo às regras de convivência democrática”. “Enviei hoje ao ministro da Justiça, André Luiz Almeida Mendonça, uma correspondência externando a minha preocupação com a autorização do emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), no Extremo Sul do Estado”, salienta o governador.

O gestor baiano ainda diz frisa: “Afirmo na carta que tal ato pode configurar quebra do Pacto Federativo e flagrante desrespeito à lei. Registro também a inexistência de solicitação expressa ao governador. ‘Tal conduta, já maculada pelo caráter invasivo e ilegal, é agravada pelo total desprezo às regras de convivência democrática’, prossigo”.

“A Força Nacional não pode ser utilizada para afrontar a competência estadual, nem substituir a atuação dos órgãos estaduais de segurança. Também formalizei pedido de esclarecimentos ao ministro da Segurança, mantendo firme a minha convicção do diálogo democrático entre os entes e poderes da República. Também enviarei correspondência à Procuradoria Geral da República [PGR]. Além disso, autorizei a Procuradoria Geral do Estado a ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade”, descreve Rui.

Jornal da Chapada

Leia também

#Brasil: Governo Bolsonaro autoriza Força Nacional agir em assentamento agrário no sul da Bahia; MST repudia ação

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas