Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Com mais um óbito por covid, Itaberaba chega a 34 mortos pela doença; mais 15 casos foram identificados

Mais de 7 mil testagens já foram realizadas e 310 pessoas seguem em monitoramento | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O novo boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (3) pela prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), assim como da Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica (CT), informa mais um óbito decorrente da covid-19 e 15 novos casos da doença confirmados no município.

Em contrapartida, o número de pessoas curadas subiu de 1.270 para 1.305, permanecendo acima do número de casos ativos. Até o momento, Itaberaba conta com 1.568 casos confirmados de covid, sendo os 1.305 casos curados, 229 ativos, 81 suspeitos e 34 óbitos pela doença.

Além disso, mais de sete mil testagens já foram realizadas (entre testes rápidos e RT-PCR/SWAB) e 310 pessoas seguem sendo monitoradas. Os dados desse boletim foram consolidados até 17h da quarta-feira (2).

O mapeamento de casos ativos por localidade identificou 29 bairros da zona urbana com casos ativos, entre eles ‘Barro Vermelho’ com 31, ‘Caititu’ que tem 29, ‘Centro’ com 24 e ‘Independente’ com 24. Já na zona rural, cinco comunidade foram identificados com infectados, ‘Itaíba’, ‘Região do Lajedo de Cima’, ‘Região do Mandú’, ‘Região do Tamburí’ e ‘Santa Quitéria’, todos com um caso.

Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dos dez leitos de UTI ativos, quatro estão ocupados (40%); ao passo que, de dez leito clínicos, dois estão ocupados (20%). A taxa de ocupação geral é de 30%.

Os números do boletim oficial são dinâmicos, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados. Sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

A colaboração de todos é imprescindível no combate ao novo coronavírus. Por isso, a Sesau reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro. Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure uma UPA 24h mais próxima.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas