Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Médica contesta acusações no caso da criança de seis anos que morreu após ser picada por escorpião em Piatã

A criança morreu no dia seguinte que foi picado já no HRC | FOTO: Montagem do JC/UOL e Manu Dias |

Na última segunda-feira (31) um menino de seis anos de idade, identificado como João Paulo, morreu após ser picado por um escorpião na zona rural de Piatã, na Chapada Diamantina. A médica Mayana Passos Benévolo, responsável pelo primeiro atendimento da criança, relata que João deu entrada na unidade às 20h05, duas horas após o acidente, sem responder a solicitações verbais, além de apresentar sintomas de mal-estar e vômito.

A médica contesta as denúncias feitas por moradores nas redes sociais de que teria faltado medicamento apropriado para o tratamento de João Paulo e promete que irá acionar judicialmente todos aqueles que conseguir identificar como seus respectivos autores. Durante o atendimento, Mayana acionou o Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), que a partir da identificação fotográfica do escorpião e do estado de saúde da vítima classificou o estado dele primeiramente como moderado e, posteriormente, como grave.

Então, foi recomendado a aplicação de seis ampolas de soro antiescorpiano, limite para a idade e peso do garoto. A médica garante que a criança deixou o hospital municipal consciente e que estava otimista quando liberou sua transferência para o Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, onde morreu na manhã do dia seguinte.

“É espantoso o que aconteceu com esta criança. Saiu daqui estável, reconhecendo a mãe, falando o próprio nome. Existe um limite para até onde a medicina alcança”, afirma. Segundo o relato da mãe da vítima, a criança apresentou os sintomas após colocar a mãe dentro no buraco de uma árvore. “Meu filho chegou em casa chorando dizendo que tinha sido picado por marimbondo. Em questão de segundos começou a vomitar”, lembrou a mãe da vítima, Evaneis Pereira Macedo.

O clínico geral Oswaldo Aurelio Santana, explica que situações como esta são frequentes em casos envolvendo picadas de escorpião. “Estas oscilações são comuns. O mais importante depois do atendimento inicial com o soro é prover ao paciente um suporte com medicamentos vasoativos e equipamentos de unidade de terapia intensiva”, explica Santana. Responsável pelo Hospital da Chapada, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), recusou-se a comentar o caso. O HRC não dispõe de UTI pediátrica. Jornal da Chapada com informações do portal UOL.

Leia também

#Chapada: Criança morre após ser picada por escorpião em Piatã; moradores acusam hospital de negligência

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas