Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Praias de Salvador tiveram grande movimento neste final de semana; banhistas ignoram decreto

Praia da Boa Viagem, em Salvador, lotada neste domingo (6) |FOTO: Almir Santos/ TV Bahia |

Foi registrado um movimento intenso na orla de Salvador, na manhã deste domingo (6). As atividades estão liberadas no calçadão, mas com o uso obrigatório de máscara, medida que foi desrespeitada por dezenas de pessoas que estiveram no trecho entre o Jardim de Alah e a Boca do Rio.

O acesso às praias para banho de mar e atividades na areia está proibido desde março, quando foi publicado um decreto municipal com a determinação. No entanto, neste domingo, várias pessoas ignoraram a medida, entre a Boca do Rio e o Jardim de Alah, em Itapuã, Piatã, Jaguaripe, Jardim Armação e Aleluia.

A Guarda Civil Municipal chegou a pedir que banhistas deixassem algumas praias, durante fiscalização neste domingo. Um trecho da orla da Barra chegou a ser interditado, em junho, por causa de aglomerações no calçadão e pela grande quantidade de pessoas no local sem o uso de máscara. Dias depois, o local foi liberado, mas com um série de exigências para quem for frequentar a região.

A capital baiana começou a flexibilizar as medidas de fechamento de estabelecimentos e locais de lazer no dia 24 de julho. Na primeira, fase shoppings, lojas de rua e outros estabelecimentos foram autorizados a reabrir. Na segunda fase, que foi autorizada no dia 8 de agosto e começou a valer dois dias depois, reabriram estabelecimentos como salões de beleza, barbearias, lanchonetes e bares. Mesmo quase um mês após a flexibilização, donos de bares e restaurantes estimam um faturamento bem menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Na terceira fase de flexibilização do comércio de Salvador, que começou no dia 31 de agosto, foram liberadas atividades esportivas em clubes e permitido aumento da capacidade em templos religiosos. Todas as atividades liberadas devem seguir protocolos sanitários específicos estabelecidos pela Prefeitura de Salvador e órgão de saúde.

A rodoviária da capital foi reaberta no dia 10 de agosto, após 4 meses fechada. No entanto, mais de 300 cidades baianas ainda estão com o transporte intermunicipal suspenso, por causa das medidas para conter o avanço do novo coronavírus. Museus, outros espaço culturais e as praias continuam fechados. As aulas também seguem suspensas em todo o estado. As informações são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas