Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Após viralizar com a história da heroína Maria Quitéria, baiano conta com irreverência o dia da Independência do Brasil

O historiador Ivan Mesquita é conhecido por seus vídeos virais | FOTO: Reprodução |

O contador de histórias Ivan Mesquita volta a bombar nas redes sociais com sua alegria e bom humor ao narrar os fatos da história do Brasil. Após o sucesso de Maria Quitéria, que foi contada de forma encorajadora, com uso de gírias baianas do dia-a-dia e referências de personalidades e tecnologias atuais, Ivan não fez diferente com a história de Pedro de Alcântara até o momento da Independência do Brasil.

“Venha cá véi, você saca Dom Pedro? Ele nasceu no dia das crianças e ficou em Portugal até uns 10 anos de idade, mais ou menos. Depois ele ‘se picou’ para o Brasil para fugir das tropas de Napoleão Bonaparte”.

Com humor, Ivan relembra da banda ‘Gang do Samba’, da década de 90, e o famoso acarajé da Dinha, nosso patrimônio imaterial. Gírias como ‘tava tocando o terror’, ‘soltão’, ‘largou o doce’ e ‘na cocó’ são algumas de tantas encontradas na narrativa. “Se não rolar a independência a gente vai matar todo mundo”, diz fazendo alusão ao grito “Independência ou morte”.

Contador de histórias, poeta, cordelista e estudante de Engenharia Civil, Ivan é natural de Canavieiras, município do extremo sul da Bahia, mas morador de Salvador e ficou conhecido nas redes sociais após fazer vídeos de receitas, surfe e comédia. Atualmente tem mais de 82 mil seguidores no Instagram @ivanmesquita1. Além de Maria Quitéria, Ivan também fez vídeos sobre as heroínas Maria Felipa e Luiza Mahin.

Jornal da Chapada

Veja aqui o vídeo completo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas