Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Símbolo da cédula de R$200, lobo-guará foge das queimadas e se refugia em quartel do Exército em Goiás

A espécie sofre com a degradação do meio ambiente | FOTO: Divulgação |

Um vídeo inusitado apareceu nas redes sociais neste final de semana. Um lobo-guará foi filmado, muito assustado, dentro de um refeitório do Exército em Itajaí (GO). O animal fugia das queimadas que castigam o Cerrado brasileiro e foi se refugiar no local.

O lobo-guará, animal símbolo do Cerrado, é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul, gosta de andar sozinho e é visto mais comumente nos finais de tarde e noites. Caminha por áreas abertas e parece ter sempre o olhar acabrunhado. O animal tem em média 30 kg e pode chegar a 2 metros de comprimento. Pode ser avistado em savanas e áreas abertas no centro do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia, sendo um animal típico do Cerrado.

A espécie sofre com a degradação do meio ambiente, avanço desordenado de atividades humanas sobre o Cerrado e centros urbanos, o que leva à perda de seus habitats. Também é afetada pelo aumento da caça, por atropelamentos e disseminação de doenças a partir do contato com cães domésticos.

Consta no Portal da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, na categoria de vulnerável, e depende da preservação de seus ambientes naturais para continuar existindo. O lobo-guará é o símbolo da nova nota de R$ 200 lançada na última semana pelo Banco Central. A redação é do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas