Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Cuba diz que vai garantir distribuição gratuita de vacina contra a covid a países latino-americanos interessados

Frascos da vacina cubana Soberana 01, contra covid-19 (foto: Prensa Latina)

O governo de Cuba fez um acordo nesta quarta-feira (9) com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para que a vacina ‘Soberana 01’, que está sendo desenvolvida por cientistas cubanos, seja distribuída gratuitamente a todos os países latino-americanos que a solicitem.

Pelo acordo, a OPAS compraria dezenas de milhares de doses da ‘Soberana 01’, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Finlay de Vacinas, e que tem previsão de estar pronta no primeiro trimestre de 2021.

A OPAS irá garantir a distribuição através de mecanismos de cooperação regional, que pretendem priorizar países como as Guianas e outras nações caribenhas, cujas maiores dificuldades econômicas tornam mais difícil poder ter acesso a outras vacinas que podem estar disponíveis antes disso.

O desenvolvimento da vacina ‘Soberana 01’ já está na segunda fase de testes clínicos, iniciados justamente nesta primeira semana de setembro, e que reunirá cerca de 600 voluntários com idades entre 16 e 80 anos.

A primeira fase de testes foi realizada com a mesma quantidade de voluntários, e teve sucesso absoluto: todos demonstraram boa reação, imunidade comprovada e apenas algumas pessoas se queixaram de uma dor leve no local da injeção, efeito colateral comum para todas as vacinas. Redação do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas