Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Um dos mais belos visuais do mundo, Poço Encantado não tem previsão de reabertura

Ao receber raios da luz do sol, a água ganhar um tom azulado e cristalino | FOTOS: Montagem do JC/Tânia Oliveira Viagens |

O Poço Encantado, que fica dentro dos limites do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, e que já ganhou destaque no site da emissora italiana Deejay, classificado como uma das mais belas paisagens do mundo, não tem previsão de reabertura para visitantes e turistas. O ponto turístico, assim como outros da região chapadeira, está fechado desde o início da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com dados da prefeitura, o município segue sem notificações de novos casos de covid-19, mas 60 pessoas foram contaminadas desde o começo da crise e uma pessoa acabou falecendo por causa da doença infectocontagiosa. Mesmo assim, como forma de prevenção, o ponto turístico permanece fechado, conforme foi informado ao jornal da Chapada nesta quinta-feira (10).

Admirado por turistas, o poço tem suas peculiaridades. Ao receber raios da luz do sol, que incidem diretamente sobre sua superfície, faz a água ganhar um tom azulado e cristalino, que fez o local ficar conhecido internacionalmente. É possível admirar esse efeito em qualquer época do ano, porém, pode ser melhor visto no período de abril a setembro, entre o horário de 9h30 às 14h, onde a incidência dos raios costuma ser mais intensa, mas nada que prejudique a ida em outros meses do ano.

1 / 8

O Poço Encantado tem 65 metros de profundidade e 110 metros de comprimento e dentre as curiosidades da gruta — tombada pelo Ibama — , o poço também conta com um habitante muito raro, o peixe o Bagre Albino que possui em média 4,5 centímetros de comprimento, é cego e se guia por suas três antenas, alimentando-se dos detritos encontrados na gruta, ou seja, matéria orgânica.

No entanto, não é permitido banhar-se por conta de sua preservação e só são permitidas entradas de grupos com até 12 pessoas, acompanhadas por guias turísticos. Após a pandemia do novo coronavírus, quem deseja conhecer o poço é recomendável levar apenas água e máquina fotográfica para registrar os momentos, que certamente serão inesquecíveis.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas