Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vinte e oito novos casos positivos de covid foram registrados em 24h no município de Itaberaba

No mapeamento de casos ativos por localidade, 11 bairros e uma região rural estão na lista | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Vinte e oito novos casos positivos de covid-19 foram registrados no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (10) pela prefeitura de Itaberaba, município portal de entrada da Chapada Diamantina. Até o momento, Itaberaba conta com 1.657 casos confirmados, 1.465 curados, 157 ativos e 35 óbitos causados pela doença infectocontagiosa.

Mais de sete mil testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) foram realizadas no município, 195 pessoas seguem em monitoramento e 38 casos foram enquadrados como suspeitos. Nenhum novo óbito pela doença foi confirmado em 24h. Os dados foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica até 17h da última quarta-feira (9).

No mapeamento de casos ativos por localidade, 23 bairros da zona urbana têm casos ativos, entre eles ‘Centro’ com 23, ‘Independente’ com 20, ‘Barro Vermelho’, 17, e ‘São João’ com 16. Já nas comunidades rurais, apenas três foram identificadas com casos ativos, ‘Itaíba’ e Santa Quitéria’, ambos com um caso, e ‘Região do Campo de Avião’ com dois.

Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 10 leitos de UTI ativos, oito estão ocupados (80%). E dos 10 leitos clínicos, três estão ocupados (40%). A taxa de ocupação geral é de 60%.

Desse modo, reafirmamos as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro. A colaboração de todos é imprescindível no combate ao novo coronavírus.

Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure uma UPA 24h mais próxima. Os números deste boletim são dinâmicos, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados — sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas