Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mais 28 casos de covid são registrados nas últimas 24h em Itaberaba; leitos de UTI têm 100% de ocupação

A prefeitura municipal continua com testagens para identificar contaminados | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O boletim epidemiológico divulgado neste sábado (12) pela Prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, informa que 28 novos casos de covid-19 foram registrados no município em 24h. Até o momento, Itaberaba conta com 1.709 casos confirmados, sendo que 1.484 já são declarados curados, 190 ativos e 35 casos que evoluíram para óbito pela doença infectocontagiosa.

Mais de sete mil testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) foram realizadas no município. Mais 241 pessoas seguem em monitoramento e 51 casos foram enquadrados como suspeitos. Nenhum novo óbito pela doença foi confirmado nos últimos dias. Os dados foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), pela Coordenação de Vigilância em Saúde e pela Câmara Técnica até 17h da última sexta-feira (11).

No mapeamento de casos ativos por localidade, 29 bairros da zona urbana foram identificados com casos ativos, entre eles ‘Centro’, com 26, ‘Independente’, com 21, ‘Barro Vermelho’ que tem 18, e ‘São João’ com 18. Já na zona rural, quatro comunidades foram identificadas com casos ativos, ‘Itaíba’, ‘Região da Formosa’ e ‘Santa Quitéria’, com um caso cada, e ‘Região do Campo de Avião’ com dois.

Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 10 leitos de UTI ativos, todos estão ocupados (100%). E dos 10 leitos clínicos, três estão ocupados (30%). A taxa de ocupação geral é de 65%.

A Secretaria de Saúde de Itaberaba reafirma que a colaboração de todos é imprescindível no combate ao novo coronavírus. Aponta ainda que as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro, são fundamentais para conter a proliferação.

Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h. Os números deste boletim são dinâmicos, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados — sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas