Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Após um dia sem registrar casos, Itaberaba computa mais 28 novos infectados por coronavírus

Mais de 110 pessoas já morreram em decorrência do coronavírus | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (15) pela prefeitura de Itaberaba, da Chapada Diamantina, informa que 28 novos casos da covid-19 foram registrados no município. Isso acontece um dia após o município não registrar novos contaminados (leia aqui). Até o momento, Itaberaba conta com 1.736 casos confirmados da doença infectocontagiosa, sendo 1.497 curados, 204 ativos e 35 óbitos.

Mais de sete mil testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) foram realizadas no município; 211 pessoas seguem em monitoramento; e sete casos foram enquadrados como suspeitos. Nenhum novo óbito pela doença foi confirmado. Os dados do boletim foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), pela Coordenação de Vigilância em Saúde e pela Câmara Técnica até 17h da última segunda-feira (14).

No mapeamento por localidade foram identificados 31 bairros da zona urbana com casos ativos, entre eles ‘Centro’ com 30, ‘Independente’ 23, ‘Barro Vermelho’ 20, e ‘Pé do Monte’ com 16. Já nas comunidades da zona rural, cinco foram identificadas com casos ativos, ‘Itaíba’, ‘Região da Formosa’ e ‘Santa Quitéria’ com um caso cada, enquanto ‘Região do KM 8’ e ‘Região do Campo de Avião’ possuem dois casos cada.

Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 15 leitos de UTI ativos, 13 estão ocupados (86,67%); ao passo que, dos 10 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente (30%). A taxa de ocupação geral é de 64%.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social é imprescindível no combate ao novo coronavírus.

Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure uma UPA 24h mais próxima. Os números deste boletim são dinâmicos, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados — sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas