Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Caminhoneiro é flagrado pela PRF com veículo irregular e levando cinco pessoas dentro de cabine em Seabra

O veículo só foi liberado após sanar as irregularidades e encontra-se à disposição no pátio da PRF | FOTO: Divulgação/PRF |

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) notificou um motorista de caminhão após identificar irregularidades no veículo que estava sendo conduzido na última segunda-feira (14). A ação foi registrada no KM 408 da BR-242, trecho do município de Seabra, na Chapada Diamantina. Durante a abordagem de fiscalização, os agentes federais flagraram excesso de passageiros na cabine, que comporta apenas três pessoas, no entanto transportava cinco. Além disso, o caminhão apresentava sistema de iluminação comprometido.

O motorista, de 22 anos, apresentou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB — para condução de moto e automóvel, e foi autuado pelo artigo 162, inciso III – Código de Trânsito Brasileiro (CTB): Por dirigir veículo de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo, infração gravíssima, sete pontos na carteira e multa. Durante a vistoria, no compartimento de carga, foi verificado que 24 toneladas de milho a granel eram levadas, porém, não foi apresentada a comprovação fiscal da mercadoria. O condutor relatou que comprou os sacos de milho para consumo próprio e da família.

O embarque da carga foi realizado no povoado Barro Alto, próximo ao município de Irecê. Diante das irregularidades apresentadas, a PRF emitiu as infrações de trânsito previstas nos artigos 162 (inciso III); 230 (inciso XXII) e mais o 231 (inciso VII), todos do CTB. Entre elas: Dirigir veículo com CNH de categoria diferente da do veículo; Conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, sinalização ou lâmpadas queimadas; e transitar com o veículo com lotação excedente.

As três infrações variam de natureza média e gravíssima. Já as multas somam quase R$1 mil. O caminhoneiro também levou 15 pontos na CNH. O veículo só foi liberado após sanar as irregularidades e encontra-se à disposição no pátio da PRF para os procedimentos administrativos junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA). A PRF alerta para os riscos de condutas imprudentes no trânsito responsáveis pela grande maioria dos acidentes graves registrados nas rodovias do país. Jornal da Chapada com informações da PRF-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas