Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Ifba de Jacobina aprova nove artigos para a Reunião Anual da SBPC que acontece até dezembro

A aluna Larissa coletando material argiloso para incorporar a formulação da massa cerâmica utilizada nos trabalhos com os quartzitos e argilitos | FOTO: Acervo Pessoal |

Com nove artigos completos aprovados para apresentação e publicação nos anais do evento, servidores e estudantes do Ifba de Jacobina, na Chapada Norte, participam da 72ª Reunião Anual da SBPC, que neste ano será realizada, excepcionalmente, de forma virtual, até o mês de dezembro, tendo como tema central Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI.

Reaproveitar materiais para otimizar processos, gerando novos produtos com sustentabilidade, é o tema central dos estudos, desenvolvidos por alunos dos cursos técnicos integrados de eletromecânica e mineração, sob orientação dos docentes Beliato Campos (físico), Jonei Marques (eng. de minas), Talita Gentil (geóloga), Tércio Graciano e Patrícia Neves (doutores em eng. de materiais)­, Bruna Iohanna Oliveira (bióloga) e Vitor Otávio Teixeira (eng. elétrico), além do transcritor de Braille Herculano Nunes e de pesquisador do campus Lauro de Freitas.

Todos os envolvidos fazem parte do Grupo de Pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção do Instituto, criado no ano de 2015, e avaliado acima da média pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A jovem Samira Lima, 3º ano de mineração, escreveu pela primeira vez um artigo científico e também está estreando sua participação na SBPC.

“Adquiri conhecimentos para além da área técnica. É um prazer estar entre as pessoas que representam o IFBA Jacobina no evento. O trabalho que desenvolvemos é de grande importância para a sociedade, pois conseguimos utilizar resíduos que estavam impactando o meio ambiente e os transformamos em novo produto. Acredito que são ações como essas que vão garantir um futuro melhor para as novas gerações”, comenta. Confira a lista dos trabalhos aprovados e fique por dentro dos detalhes no site. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas