Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Sobe para 36 o número de óbitos decorrentes da covid em Itaberaba; município registra mais nove casos em 24h

O número de óbitos em razão da doença permanece em 119 | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Mais uma pessoa morreu por causa das complicações causada pela covid-19 no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (16) pela prefeitura. Além disso, nove novos casos de infecção foram registrados. Até o momento, Itaberaba conta com 1.745 casos confirmados da doença, sendo que 1.503 já são considerados curados, 206 estão ativos e 36 pessoas faleceram.

Mais de sete mil testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) foram realizadas em Itaberaba, 254 pessoas seguem em monitoramento, e 48 casos foram enquadrados como suspeitos. Os dados do boletim foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), pela Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica até 17h da última terça-feira (15).

No mapeamento por localidade foram identificados 31 bairros da zona urbana com casos ativos, entre eles ‘Centro’ com 26, ‘Barro Vermelho’ 24, ‘Independente’ 24 e ‘Pé do Monte’ com 16. Já nas comunidades da zona rural, cinco foram identificadas com casos ativos, ‘Itaíba’, ‘Região da Formosa’ e ‘Santa Quitéria’ com um caso cada, enquanto ‘Região do KM 8’ e ‘Região do Campo de Avião’ possuem dois casos cada.

Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 15 leitos de UTI ativos, 11 estão ocupados (73,33%). E dos 10 leitos clínicos, cinco estão ocupados atualmente (50%). A taxa de ocupação geral é de 64%.

A Sesau ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus. Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h. Os números deste boletim são dinâmicos, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados — sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas