Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Deputado federal pede criação de comissão para acompanhar ações de enfrentamento a queimadas no Pantanal

O Pantanal está em chamas há mais de 30 dias | FOTO: Divulgação |

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), apresentou um requerimento na Câmara dos Deputados pedindo a criação de uma Comissão Externa Temporária para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios detectados no bioma Pantanal, bem como, às atividades coordenadas pela Operação Pantanal.

O parlamentar considerou a gravidade da situação do Pantanal, onde há dois meses ocorrem os maiores incêndios da história. Leur Jr. demonstrou preocupação com a continuidade desse cenário que tem causado muitos prejuízos à região pantaneira e ao meio ambiente.

O deputado federal Leur Lomanto Jr | FOTO: Divulgação |

“Esses incêndios são uma tragédia devastadora para um dos biomas até então mais preservados do país, abrigo de animais extintos em outras regiões, como a onça-pintada. A situação atual é grave e há fortes indícios de que os incêndios ocorreram pela forte seca associada a ações antropogênicas. A reação rápida e enérgica do poder público para eliminar focos de incêndios, impedir novos desmatamentos e, assim, evitar novas queimadas é imprescindível”, justifica.

Leur Jr. lamenta que importantes refúgios de fauna tenham sido dizimados na ampla zona que fica no extremo oeste do Brasil, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e as fronteiras da Bolívia, Argentina e Paraguai. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas