Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba registra 10 novos casos de covid-19 em 24h; 200 pessoas seguem em recuperação

No mapeamento de casos ativos por localidade, 30 bairros e três regiões rurais estão na lista | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O novo boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Saúde de Itaberaba (Sesau), juntamente com a Coordenação de Vigilância em Saúde e com a Câmara Técnica (CT), informa que 10 novos casos de covid-19 foram registrados no município portal de entrada da Chapada Diamantina, totalizando 1.755 confirmados.

Até o momento, Itaberaba conta com 1.519 pessoas já curadas, 200 casos ativos e 36 óbitos pela doença infectocontagiosa. Os dados desse boletim foram consolidados até 17h da última quarta-feira (16). Além disso, mais de sete mil testes (entre testes rápidos e laboratoriais) já foram realizados, 255 casos estão sendo monitorados, e 55 foram enquadrados como suspeitos.

O mapeamento por localidade identificou 30 bairros da zona urbana com casos ativos de coronavírus, entre eles ‘Centro’ com 27, ‘Independente’ com 24, ‘Barro Vermelho’ com 23, e ‘Pé do Monte’ 17. Já na zona rural, três comunidades foram identificadas com infectados, ‘Região da Formosa’ e ‘Santa Quitéria’ com um caso cada, e ‘Vila São Vicente’ com dois.

Sobre a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 14 leitos de UTI ativos, 12 estão ocupados (80%); ao passo que, dos 10 leitos clínicos, cinco estão ocupados atualmente (50%). A taxa de ocupação geral é de 68%.

A prefeitura de Itaberaba reitera que a colaboração de todos continua sendo imprescindível no combate ao novo coronavírus, e reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro.

Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a Unidade de Combate ao covid-19 urgentemente. No Brasil, mais de 133 mil pessoas já morreram por causa da pandemia.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas