Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Outros 10 novos casos de covid-19 são registrados em 24h no município de Itaberaba

Itaberaba tem 128 pessoas com o vírus ativo no organismo | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (18) pela prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, aponta que 10 novos casos de covid-19 foram registrados no município em 24h. Até o momento, as equipes de saúde computam 1.765 casos confirmados da doença infectocontagiosa; 1.541 curados, 188 ativos e 36 óbitos.

Mais de sete mil testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) foram realizadas no município; 259 pessoas seguem em monitoramento; e 71 casos foram enquadrados como suspeitos. Nenhum novo óbito pela doença foi confirmado em 24h. Os dados do boletim foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e pela Coordenação de Vigilância em Saúde e de Câmara Técnica até às 17h de quinta-feira (17).

No mapeamento por localidade foram identificados 29 bairros da zona urbana com casos ativos, entre eles o ‘Centro’ com 28, ‘Barro Vermelho’ 22, ‘Independente’ 15, e ‘Caititu’ com 13. Já nas comunidades da zona rural, apenas quatro foram identificadas com casos ativos, ‘Região da Formosa’, Santa Quitéria’ e ‘Região do Campo de Avião’ com um caso cada, e ‘Vila São Vicente’ com dois casos.

Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dos 15 leitos de UTI ativos, 12 estão ocupados (80%); ao passo que, dos dez leitos clínicos, seis estão ocupados atualmente (60%). A taxa de ocupação geral é de 72%.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus. Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h.

Os números deste boletim são dinâmicos, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados — sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas