Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estudante do Ifba de Jacobina ganha bolsa para programa de verão na Inglaterra e precisa de ajuda para viagem

Marta Melo é aluna do 3º ano do curso técnico integrado de mineração | FOTO: Arquivo Pessoal |

Com duas redações aprovadas em competição internacional do ‘Immerse Education’, Marta Melo, aluna do 3º ano do curso técnico integrado de mineração do Ifba de Jacobina, na Chapada Norte, ganhou uma bolsa para participar de programa de verão, previsto para julho de 2021, com duração de 13 dias, na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

“Ficamos muito felizes com a conquista da nossa estudante. Seu resultado é inspirador e representa a excelência do ensino ofertado pelo nosso Instituto”, declara a professor de química do campus, Ernani Lacerda. Durante o processo de seleção, a jovem escreveu dois textos: um na área de química, a partir do tema sugerido – ‘A química como ciência principal de mulheres e jovens brasileiros’ -, e outro no campo da história sobre ‘Democratização da internet, desigualdade social e a pandemia do coronavírus: o que o passado tem a nos ensinar?’.

Como a família de Marta não pode arcar com os custos da estadia internacional, ela está fazendo uma vaquinha online com o intuito de arrecadar o montante necessário para cobrir os gastos com transporte, hospedagem e alimentação. Natural de Mirangaba, Marta pretende estudar engenharia aeroespacial ou engenharia de minas, sendo, ainda, uma amante da leitura.

“Eu descobri essa competição pelo perfil do Instagram STEM, voltado para meninas que gostam de engenharia e matemática. Escolhi os temas de história e química porque gosto dessas matérias. Até escrevi uma redação de física também, porém minha internet caiu e eu não pude enviar, infelizmente. Meu maior desafio foi o inglês, mas, com a ajuda de dicionários, consegui suprir essa dificuldade”, explica. A jovem escolheu a matéria química para se aprofundar durante a imersão em terras estrangeiras.

Serão 40 horas de sessões acadêmicas com tutores da Oxford University e da Cambridge University. “Caso eu não consiga chegar ao valor necessário, comprarei livros didáticos com o montante arrecadado para distribuir nas bibliotecas da minha cidade e de Jacobina, ajudando jovens carentes, como eu. Sou uma estudante muito dedicada e ter essa oportunidade foi muito especial! Espero que vocês possam contribuir com qualquer valor e fazer parte da realização deste sonho!”, comenta. As informações são de assessoria.

Acesse a vaquinha e colabore!

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas