Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: ‘Setembro Surdo Intercampi’ envolve servidores e estudantes dos institutos federais de Jacobina e de Seabra e amplia debates por inclusão

A Escola Libras Real surge para ajudar na transformação social | FOTO: Reprodução |

A primeira edição do ‘Setembro Surdo Intercampi do Ifba’, que acontece nesta quarta-feira (30), será gratuita e totalmente online. Com realização dos campi Jacobina, na Chapada Norte, e Seabra, na Chapada Diamantina, além de Valença, Feira de Santana, Jequié e Juazeiro, o evento traz como tema principal a surdez, a diversidade, a diferença e a resistência.

Servidores e estudantes estão organizando as atividades com apoio dos Núcleos e das Coordenações de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/Capne) dos seis campi participantes. De Jacobina, participam como facilitadores o técnico em assuntos educacionais Daniel Neves e a intérprete de Libras Agda Medrado.

Para se inscrever, é necessário acessar tinyurl.com/setembrosurdo até o dia 30 e escolher a(s) atividade(s) de interesse. Nesse link também está disponível a programação completa do evento, que inclui palestras, minicursos e debates.

A transmissão do primeiro ‘Setembro Azul’ será feita através do canal da TV Ifba, no YouTube. Já os minicursos acontecerão em espaços específicos de reuniões.

“O mês de setembro é especial para a comunidade surda brasileira por concentrar datas importantes relacionadas às suas lutas e conquistas. É o período de maior visibilidade e destaque para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda”, informa os organizadores.

A data de 30 de setembro é o Dia Internacional do Surdo e do Profissional Tradutor. Por tudo isso, setembro também se tornou o período de maior cobrança pela garantia de direito à educação das pessoas surdas, conforme preconiza o decreto que regulamenta a Lei de Libras no país. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas