Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Grupo com farda de operário invade obra em rua de Salvador e rouba fios de cobre em ação inusitada

Moradores conseguiram registrar o roubo na capital | FOTO: Leitor do Correio 24h |

Um grupo de homens com fardas de operários aproveitou uma obra no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, para roubar fios de cobre subterrâneos da construção. O grupo usou maquinário pesado como uma retroescavadeira e um caminhão, e chegou a pedir para que moradores tirassem os carros da rua. O roubo inusitado aconteceu no último domingo (27), na Rua do Carmo, que é a principal do bairro. Mais de dez homens participaram da ação, segundo os moradores. A Polícia Militar chegou a ser acionada.

De acordo com os moradores, a obra no local tem mais de seis meses. Como o caso aconteceu em um domingo, a população estranhou a situação. No entanto, os supostos operários chegaram no local com máquinas pesadas e com isso os moradores não desconfiaram rapidamente que era um roubo. Um dos moradores, identificado apenas como Rogério, contou que o grupo disse que iria fazer um procedimento para acelerar a obra e chegou a pedir para que os moradores retirasse os carros da rua, para que eles pudessem fazer a escavação.

“Eles chegaram com uma retroescavadeira, com todo o aparato, com um caminhão, vários operários uniformizados. Pediram que os moradores tirassem os carros, e começaram a cavar. A gente achou que fosse alguma coisa ligada à obra. Não tinha como desconfiar. Tinha vários operários, começaram a cavar e levaram um monte de cabo”, conta Rogério.

O morador da área há mais de 18 anos, disse ainda que durante a escavação, os suspeitos chegaram a danificar a tubulação de água, e o bairro ficou com o abastecimento temporariamente suspenso.

“Eles furaram aleatoriamente e danificou a rede de água. Faltou água inclusive. Furaram os tubos, foi um vazamento de água enorme, depois Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A) teve que vir para corrigir. Eles fecharam a rua com um caminhão e mais uns dois ou três operários. Depois de toda a ação, os homens guardaram os equipamentos, liberaram a rua, recolheram os fios e foram embora. Aqui é uma área tranquila. Deixou todo mundo assim [surpreso]. Parecia coisa de filme. Só depois rolou o ‘zunzunzum’ da vizinhança de que era assalto. Chamaram a polícia, mas se a polícia veio, eu não vi”, disse ainda Rogério, que elogiou a obra, em tempo, que também criticou a demora para terminar.

Uma outra moradora, identificada pelo prenome Tânia, contou ainda que a vizinhança só começou a suspeitar quando percebeu que, apesar da farda de operário, o grupo estava sem identificação. “Eles mandaram que todo mundo tirassem seus carros do lugar. Só que eles estavam sem identificação. Pediram água, exigiram que [os moradores] tirassem seus carros do lugar. Foi uma coisa muito cinematográfica. Foi um grande roubo, não é? Porque eles trouxeram maquinário, trouxeram tudo”, lembra ela.

A moradora falou ainda que a população do bairro está aguardando uma posição da polícia, sobre o que será feito após o roubo. “Até agora, que eu saiba, nada. Deve ter tido um B.O. [boletim de ocorrência], a própria construtora deve estar vendo isso. Eles [construtora] devem estar se movimentando porque foi um roubo grande, não foi uma coisa pequenininha”. Jornal da Chapada com informações do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas