Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: São Miguel das Matas registra novo terremoto; tremores foram frequentes entre agosto e setembro

Após consecutivos registros de terremotos, sismógrafos são instalados em cidades baianos | FOTO: Edson Andrade/Dicom Prefeitura de Amargosa |

Um novo tremor de terra foi registrado, no último domingo (27), na cidade de São Miguel das Matas, no Vale do Jiquiriçá, na Bahia. De acordo com o boletim do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o tremor foi de magnitude preliminar 1.0.

Estações sismográficas foram instaladas na região após tremores que ocorreram entre os meses de agosto e setembro, destacando o de magnitude 4.6, que ocorreu no último dia 30. O evento foi registrado pela estação do distrito de Corta Mão, na cidade de Amargosa.

Após registrarem terremotos nos últimos meses, as cidades de Amargosa, Brejões, Elísio Medrado, Laje, Mutuípe, São Miguel das Matas e Ubaíra tiveram nove equipamentos instalados em casas de moradores e prédios públicos. O principal objetivo é monitorar novos casos de abalos e reunir dados sobre eles. Os sismógrafos podem determinar os epicentros e também a intensidade dos tremores com mais precisão.

A instalação ocorreu quase uma semana depois do terremoto de magnitude de 4,6, considerado alto, entre cidades da região entre o Recôncavo da Bahia e o Vale do Jiquiriçá. Nesses locais, muitas casas foram danificadas. Por causa dos estragos, as prefeituras de Amargosa e São Miguel das Matas decretaram situação de emergência.

Apesar do epicentro ser entre o Recôncavo Baiano e o Vale do Jiquiriçá, o tremor foi sentido em várias regiões do estado, como Salvador e cidades das regiões sul e sudoeste. Os dados dos sismógrafos instalados na Bahia serão enviados para o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Jornal da Chapada com informações do portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas