Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeos: Bolsonaro ‘late’ em discurso para celebrar sanção de lei que aumenta pena para maus-tratos a cães e gatos

O presidente Bolsonaro durante sanção da lei | FOTO: Reprodução |

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu inovar durante discurso feito em cerimônia em que sancionou um projeto de lei contra maus-tratos em animais, a ‘Lei Sansão’. Para se comunicar com um cachorro que estava presente no local, o ex-capitão fez “au au”.

“Parabéns a todos vocês, não sei se o Sansão vai entender, aqui né, então: ‘au au’. Quer dizer, parabéns Sansão”, disse o presidente, referindo-se ao pitbull Sansão, animal vítima de maus tratos que deu nome à lei sancionada. O cachorro teve que andar de cadeira de rodas adaptada após ter as patas traseiras decepadas.

O presidente ainda afirmou que no Exército é muito comum a presença de cães. “Esses cães eram muito bem vindos em nosso meio, nos ajudavam até no tocante à segurança”, disse. Bolsonaro ainda tentou assinar a sanção segurando um cachorro, mas se enrolou.

Lei Sansão
O projeto de lei 1095/2019, apresentado pelo deputado federal Fred Costa (Patriota/MG) e relatado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), foi aprovado na Câmara no final de 2019 e referendado no Senado em setembro.

Com o projeto, a Lei nº 9.605 foi alterada com o objetivo de aumentar penas relativas aos crimes de maus-tratos a cães e gatos. A prisão passou a ser de 3 a 5 anos, contra o período de 3 meses a 1 ano previsto anteriormente.

Bolsonaro chegou a questionar alguns dos termos da lei e prometeu uma enquete no Facebook, mas foi convencido pela primeira-dama Michelle Bolsonaro a sancioná-la sem alterações. Redação do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas