Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Pai pedala 28 quilômetros no Paraná, toda semana, para que os filhos não parem de estudar

A família Wielgosz mora em uma casa de madeira à beira da estrada | FOTO: Arquivo pessoal/Herison Schorr |

O roçador Edemilson Wielgosz, de 47 anos, é um pai de família que sustenta três filhos sozinho e percorre toda semana 28 quilômetros de bicicleta do litoral do Paraná até um colégio em Garuva (SC) para buscar a tarefas das crianças. A família vive sem internet em um sítio às margens da BR-376, em Guaratuba, e o salário de Edemilson está atrasado há mais de três meses, por isso, eles estão dependendo de doações e cestas básicas.

A família Wielgosz mora em uma casa de madeira à beira da estrada, e raramente consegue sinal de telefonia. De acordo com o pai, para que os três filhos não parem de estudar, mesmo sem computador, internet e morando distante do colégio, um dos filhos vai até a região que tem sinal de telefonia, faz capturas de tela do celular com o conteúdo e volta para terminar a tarefa em casa. Isso ocorre quando o colégio exige algum tipo de pesquisa.

“É arriscado, mas é o jeito. Eu mal tenho condições de colocar um prato cheio na mesa, quem dirá um computador e internet. É muito caro, eu não ia conseguir pagar nesse momento, então faço o que posso sem nem reclamar. Não é feio passar aperto, feio é não tentar mudar e fazer o melhor que pode”. Conta Edemilson.

O homem trabalha há 18 anos em uma pousada, mas, devido à pandemia, o local não paga o salário há mais de três meses. “Lá eu faço de tudo, roçada, limpeza, serviço de jardinagem. Eu ganho um ‘salarinho’ que não dá muita coisa. Só que agora faliu, eles não têm mais dinheiro para pagar a gente. Eu estou aguentando até encontrar outro serviço. Está bem complicado. Me preocupo”, afirma.

Segundo Edemilson, há nove anos ele enfrenta o desafio de cuidar e educar os filhos sozinho, pois a mãe das crianças foi embora sem dar satisfações. A matéria completa pode ser conferida no link.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas