Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Fundador do projeto ‘Agrofloresta Orobó’ arrecada fundos para ajudar no reflorestamento de terras em Ruy Barbosa

Daniel Lima lançou a campanha de doações online para apoio da população local | FOTO: Divulgação |

Natural de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, Daniel Lima da Cunha (38) é idealizador do projeto ‘Agrofloresta Orobó’, que visa reflorestar terras em sua cidade natal, implantar viveiros de plantas nativas, e criar animais de pequeno porte. Para dar andamento na implantação, o rapaz lançou uma campanha de doações online, na qual conta com o apoio da população local.

“Junto com entidades locais buscaremos a implantação de uma área experimental de plantas adaptadas a região na produção de floradas para abelhas e cobertura de solo, assim como criação de animais mais resistentes às intemperes da região Nordeste”, explica o rapaz.

Daniel é filho de lavradores e já fez cursos na área rural e ambiental com o objetivo de criar um sistema agroflorestal para o município. Há três anos se mudou para a cidade de Dois Irmãos (RS), onde trabalha atualmente em um pomar, no centro da cidade. Lá, ele busca adquirir conhecimentos junto aos descendentes de alemães que atuam na área rural.

Seu projeto está aberto a parcerias com agrônomos e ambientalistas | FOTO: Divulgação |

De acordo com Daniel Lima, a ‘Agrofloresta Orobó’ visa reflorestar uma área de terras em Ruy Barbosa, juntando reflorestamento com a subsistência dos moradores e o plantio de arvores frutíferas, mandioca e hortaliças. Também pretende a implantação de viveiros de plantas nativas da região, além de um plano para criação de animais de pequeno porte como galinhas, cabras para a produção de leite e queijo.

Seu projeto está aberto a parcerias com agrônomos e ambientalistas. Ele destaca que, ao comprar o terreno, será feita uma prestação de contas. “Criaremos uma página no YouTube para que todos os colaboradores possam acompanhar o projeto semanalmente com os vídeos que serão postados e poderão fazer sugestões e dicas”, destaca Daniel.

O projeto também tem o objetivo de implantar oficinas rurais, e trazer mais pessoas para o campo. “Pretendo repassar aos lavradores da região da Chapada Diamantina todo este conhecimento e mostrar que mesmo com pouco se colhe bons frutos”, aponta o rapaz.

Para contribuir com doações acesse este link. Quem tiver interesse em fazer parceria, ou quiser mais informações sobre o projeto basta entrar em contato por WhatsApp com Daniel Lima pelo número (75) 9 9838-7708 ou, pelo e-mail naturaldoorobo@gmail.com. Jornal das Chapada com informações do portal ‘O Diário’.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas