Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Governador parabeniza prefeitura de Itaberaba por atuação na educação e destaca construção de creche

Inauguração contou com lideranças e membros dos governos municipal e estadual | FOTO: Divulgação |

A Creche Municipal Professora Cleonize Silva dos Anjos, que fica na Alameda das Umburanas, na sede do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, foi entregue para a população nesta sexta-feira (9) e recebeu elogios do governador Rui Costa (PT). O gestor estadual destacou a atuação da prefeitura no setor de educação e, durante a entrevista coletiva, parabenizou os investimentos municipais na pré-escola.

“Quero parabenizar o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas [PP], que não pode estar presente a esse ato por força da lei eleitoral, pela construção da creche com recursos do município. É com investimentos como esse que vamos transformando a vidas das pessoas, afinal, a eliminação da pobreza e da extrema pobreza começa como os investimentos na educação infantil para a criançada. Não é possível cobrar meritocracia, igualdade de condições com partidas diferentes. Uma sociedade democrática é a que oferece condições e oportunidades para todos, principalmente, na primeira infância”, referenda o governador Rui Costa.

O chefe de estado inaugurou a obra realizada com recursos próprios da prefeitura junto com a vice-prefeita Maria José Novais (PSD), com a secretaria Assistência Social e primeira-dama, Suzana Matias, e com a secretaria de Educação, Nogma Brito, todas representando o prefeito Ricardo, que não participou do evento pois está em plena campanha de reeleição. Também prestigiaram o evento, o vice-governador João Leão (PP), o deputado federal, Cacá Leão (PP-BA), o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e outros membros da comitiva do governo estadual.

Agenda em Itaberaba
Rui chegou em Itaberaba por volta das 10 horas da manhã de sexta-feira e foi recepcionado no aeroporto da cidade pelo prefeito Ricardo Mascarenhas, que esteve acompanhado por várias lideranças políticas locais e regionais. Do aeroporto, Rui ‘Correria’ (apelido carinhoso dado ao governador) foi a inauguração da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário, realizada pela Embasa, empresa ligada à secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs).

Segundo Costa, as duas etapas da estação já somam um investimento de R$77 milhões e a próxima fase, que será realizada em parceria com a prefeitura de Itaberaba, é para fazer as ligações domiciliares, ou seja, acoplando os esgotos domésticos à estação de tratamento. O petista ainda sugeriu o aproveitamento dos lagos da estação para projetos de irrigação gerando consequentemente empregos e renda.

“Estamos sugerindo, junto a secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos o uso econômico daquela água que sai da estação com a criação de projetos de irrigação, por meio da agricultura familiar, ou eventualmente, com empresários que queiram fazer parceria para reaproveitar aquela água na produção, gerando empregos e renda para Itaberaba”, complementa o governador.

Rui Costa ainda inaugurou a pavimentação da rodovia BA-046, trecho que interliga Itaberaba a Iaçu. Essas duas obras atendem a uma reivindicação do prefeito Ricardo Mascarenhas e são de grande relevância para a cidade e para a região, principalmente, a recuperação da BA-046, que vinha sendo cobrada há mais de 15 anos pela a população tanto de Itaberaba quanto do vizinho município de Iaçu.

Depois das inaugurações e visitas, Rui falou com a imprensa na sede da Policlínica Regional de Saúde. A celeridade da obra, que já está em fase de conclusão, impressionou a todos os presentes. O governador ainda entregou a revitalização da Avenida Lauro Farane de Freitas, trabalho realizado pela Conder, companhia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) em parceria com a prefeitura. Finalizando a agenda, ele ainda visitou as obras do Hospital Regional de Itaberaba (HRI) e as obras de construção da Policlínica Regional de Saúde. Acompanhe mais sobre a agenda do governador no decorrer do final de semana aqui no site.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Obras de esgotamento sanitário e recuperação da BA-046 são entregues pelo governador em Itaberaba

#Chapada: Em Itaberaba, Rui pede colaboração dos candidatos às eleições municipais para evitar crescimento dos casos de covid-19

#Exclusiva: Secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas diz que segunda onda de covid é inevitável na Bahia

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas