Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Investigado por rachadinha, Flávio Bolsonaro influencia em nomeações do presidente; “indicações do menino”

Jair Bolsonaro seguido por seu filho Flávio, senador | FOTO: Wilson Dias/EBC |

Reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo (11) mostra que o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), o filho ’01’ do presidente, tem influenciado nomeações recentes que o pai faz, incluindo a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques ao Supremo Tribunal Federal (STF). O campo jurídico, aliás, é o preferido do senador para dar seus palpites, sempre ouvidos pelo presidente.

Essas indicações, diz o jornal, têm desagradado a aliados, que entendem que Bolsonaro compra briga com apoiadores para atender ao filho. Elas ganharam até um apelido: “indicações do menino”. O ’01’ seria hoje o filho com mais influência sobre as decisões do pai. Jair teme que as acusações que pesam sobre Flávio sofram novos impulsos e até que ele possa ser preso.

Flávio é investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) pela suposta prática de rachadinha de salários de assessores feita em seu gabinete quando era deputado estadual. O ex-PM Fabricio Queiroz, amigo de décadas do presidente, seria o responsável por coletar os valores, segundo a investigação.

Queiroz também pagou despesas do senador em dinheiro e depositou R$ 89 mil em cheques na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro, sempre de acordo com a apuração dos promotores. Quando questionado sobre esse depósito, o presidente Jair disse ao repórter que tinha vontade de encher a boca dele de porrada. A reação levou a parte da população que não o apoia a repetir a pergunta em redes sociais e espalhar faixas pelas cidades, inclusive em locais onde o presidente passou.

A reportagem da Folha relata, com fontes palacianas, que, além de Kassio Nunes para o STF, Flávio também avalizou pelo menos duas escolhas para a Justiça Eleitoral, além de um cargo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Redação da Revista Fórum com informações da Folha de São Paulo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas