Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: PRF flagra condutor de caminhão transportando madeira ilegalmente na região de Itaberaba

A PRF realizou a apreensão de 6,65 metros cúbicos de madeira serrada | FOTO: Divulgação/PRF |

Durante a operação ‘Nossa Senhora Aparecida’, no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, as equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram um flagrante após conferirem que o documento apresentado pelo condutor de um caminhão havia desviado quase 200 quilômetros de sua rota original com uma carga de madeira que estava sem a documentação ambiental válida. O caso aconteceu durante uma fiscalização na noite da última sexta-feira (9) no Km 226 da BR-242.

Foram solicitados os documentos de porte obrigatório e toda a ‘papelada’ legal necessária para transporte de produtos de origem florestal. Ao conferirem o documento apresentado pelo condutor, os policiais perceberam que o caminhão transitava na região da Chapada Diamantina, sendo que a cidade de destino dos produtos florestais era São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana.

A PRF realizou a apreensão de 6,65 metros cúbicos de madeira serrada. Entre as espécies identificadas estavam ripas, sarrafos e vigas de mandioqueira, quarubaran e tirba. Ao averiguar o sistema informatizado os policiais perceberam que os documentos apresentados continham informações divergentes em relação ao volume autorizado para o transporte.

O condutor, de 47 anos, relatou que é a quinta vez que transporta madeira para a região da Chapada Diamantina e informou que desconhece as irregularidades apresentadas. Ele assinou o Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por meio do qual se comprometeu a comparecer perante o Juizado Especial Criminal, para responder pelas suas condutas com base na Lei de Crimes Ambientais e por outras infrações administrativas.

O veículo e a carga estão à disposição dos órgãos ambientais para os procedimentos administrativos. Além do crime ambiental, o veículo foi autuado por infrações de trânsito, cujas multas somam quase R$5 mil. O motorista, a empresa proprietária dos veículos e da carga foram enquadrados no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais. Somente esse ano, a PRF já realizou a apreensão de quase mil metros cúbicos de madeira nas rodovias federais que cortam a Bahia. Jornal da Chapada com informações da PRF.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas