Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Municípios que deram mais votos ao presidente Bolsonaro registram mais casos e mortes por covid

Bolsonaro cumprimenta multidão aglomerada em Sorriso, no MT | FOTO: Alan Santos/PR |

Qual o efeito das palavras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) negando a gravidade da pandemia de covid-19 sobre seus seguidores? Um estudo inédito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD), mostra que é grande. O resultado traz o que os pesquisadores chamaram de ‘Efeito Bolsonaro’: quanto mais votos uma cidade deu a ele no primeiro turno, maior o número de casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A pesquisa cruzou os dados do resultado da votação a presidente no primeiro turno de 2018 em todos os municípios brasileiros e a evolução dos casos e óbitos por Covid-19. E o grupo que a conduziu constatou uma relação direta entre a votação que Bolsonaro recebeu e o agravamento sanitário de cada município. O resultado foi que, para cada 10 pontos percentuais a mais de votos para o militar reformado, a cidade tem um acréscimo de 11% no número de casos e de 12% no número de mortos por covid-19.

“Podemos pensar que o discurso ambíguo do presidente induz seus partidários a adotarem com mais frequência comportamentos de risco (menos respeito às instruções de confinamento e uso da máscara) e a sofrer as consequências.”, diz o texto da pesquisa. De fato, o que se via nas manifestações populares de apoio ao titular do Planalto eram pessoas refutando as medidas de distanciamento social, sem máscara – quando ela passou a ser uma recomendação das autoridades de saúde – e menosprezando a doença.

Nas redes sociais, os apoiadores de Bolsonaro repetiam suas palavras de negação da gravidade da pandemia também. E, pelo visto, levaram o discurso à risca. Para os pesquisadores, em princípio, não haveria razão para explicar o motivo de cidades que votaram mais em Bolsonaro terem proporcionalmente mais mortes do que nos outros locais estudados. Por isso, escrevem eles, o efeito das palavras do capitão reformado deve ter sido crucial nessas localidades.

Outros estudos semelhantes
Esse estudo da UFRJ se soma a outros que concluíram a mesma correlação de apoio a Bolsonaro e agravamento da pandemia. É o caso de um trabalho feito por pesquisadores da UFABC (Universidade Federal do ABC), da Fundação Getulio Vargas e da USP (Universidade de São Paulo).

Essa pesquisa avaliou as declarações do presidente e os índices de isolamento social. E concluiu que, toda vez que o capitão reformado minimizou publicamente a pandemia, as taxas caíam no país. Ela ainda mostrou que mais pessoas se contaminaram e morreram, proporcionalmente, nas cidades em que Bolsonaro conseguiu uma melhor votação nas eleições de 2018. Extraído do site Revista Fórum com informações da Folha de São Paulo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas