Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lençóis e Mundo Novo têm relatos de chuva de granizo e prejuízos computados nos últimos dias

O município chapadeiro é um dos principais pontos turísticos do país | FOTO: Montagem do JC/Leitor e Túlio Saraiva |

Chuva de granizo atingiu os município de Lençóis e Mundo Novo, na Chapada Diamantina, na noite do último domingo (11). Coincidentemente, a chuva contribuiu para apagar os pontos de fogo localizados na vegetação entre Andaraí e Mucugê. Na manhã da última segunda-feira (12), o Corpo de Bombeiros declarou os incêndios florestais como extintos.

Mas a chuva também causou prejuízos. No dia do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, parte da população de Lençóis trabalhou para recuperar os danos causados pela chuva de granizo da noite anterior. O município chapadeiro é um dos principais pontos turísticos do país.

De acordo com publicação do jornal A Tarde, na coluna Tempo Presente, desta terça-feira (13), “as pedras de gelo, com diâmetro de até dois centímetros, alguns mais, apanharam os moradores desprevenidos e produziram perdas materiais como telhados e tampas de caixa d’água destruídos principalmente em bairros como o Alto da Estrela”.

Chuva em Lençóis

Ainda conforme os relatos publicados pelo A Tarde, “as telhas arrancadas das casas mais altas, de dois andares, construídas em trechos acima, foram arremessadas pela ventania para as moradias situadas nas ruas de baixo, destruindo o teto e deixando pessoas expostas ao desabrigo temporário”.

“Tivemos de colocar as crianças dentro de armários e guarda-roupas, como forma de proteção provisória, diante da ameaça de ferimento pelos objetos arrancados por efeito do granizo e forte ventanias”, disse a hoteleira e educadora Marie Nascimento.

A chuva de granizo foi acompanhada por trovoadas e ventos fortes, como nunca se imaginou acontecer no município, segundo apontou um dos moradores mais antigos, Clóvis Pereira Macedo, ao jornal A Tarde. As árvores, que ajudam a conter o deslizamento de terra, tiveram galhos destruídos, algumas tendo sofrido danos nas raízes centenárias.

As inundações decorrentes das chuvas transformaram vias públicas em súbitos córregos, tornando a mobilidade impossível, nos momentos mais aflitivos, embora sair de casa, sob risco de ser atingido por granizo, não fosse a melhor alternativa.

Chuva em Mundo Novo

Granizo também em Mundo Novo
Outras duas cidades do interior baiano também foram atingidas pela chuva de granizo no último domingo (11), Mundo Novo, também na Chapada Diamantina, e Presidente Dutra, no norte da Bahia. De acordo com relatos de moradores, a chuva forte veio seguida de ventania.

Em Mundo Novo, vários telhados ficaram danificados, e galhos de árvores caíram por causa das pedras de gelo. Já em Presidente Dutra, a chuva durou cerca de quarenta minutos. Moradores falaram que nunca viram chuva de granizo na região.

No sábado (10), uma chuva de granizo também foi registrada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Ao menos 80 casas tiveram os telhados danificados por conta da chuva. Ninguém ficou ferido e a prefeitura deu assistência aos moradores que tiveram suas casas danificadas. Jornal da Chapada com informações do A Tarde, portal G1 e Metro1.

Leia também

#Chapada: Morro do Pai Inácio tem visual modificado com a forte chuva que cai na região; veja vídeos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas