Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: OMS diz que país não terá vacinação em massa em 2021 pois “não vai ter vacina suficiente”

A premissa seria válida não apenas para o Brasil, mas para todos os outros países | FOTO: Divulgação |

A vice-diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, disse na última terça-feira (13) que “tem certeza” de que o Brasil não terá uma vacinação em massa contra o novo coronavírus em 2021. Ela afirmou que provavelmente apenas aqueles na área de risco sejam vacinados.

“Não vai ter vacina suficiente no ano que vem para vacinar toda a população, então o que a OMS está orientando é que haja uma priorização de vacinar profissionais de saúde e pessoas acima de 65 anos ou que tenham alguma doença associada”, afirmou, em entrevista à CNN Brasil.

Para ela, no final de 2021, “com tudo correndo bem”, novas vacinas devem ser aprovadas e mais empresas possam fabricar as substâncias, para que sejam liberadas mais rápido.

“Eu diria que 2022 é um ano que vamos ter mais vacinas porque a gente está com tanta vacina em desenvolvimento… É provável que a gente tenha ainda outras vacinas que cheguem no ano que vem provando serem seguras e eficazes”, pontuou.

A premissa seria válida não apenas para o Brasil, mas para todos os outros países. “O importante agora não é imunizar todo mundo no país, o que é impossível: é imunizar aqueles que precisam em todos os países”, concluiu.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas