Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradores de Rio de Contas reclamam da falta de abastecimento de água e Embasa informa que problema já foi resolvido

Acidente nas obras de recuperação da barragem Luís Vieira causou a queda de postes da rede transmissora de energia | FOTO: Reprodução/Nova Rio de Contas FM |

Mesmo com chuvas intensas, rios, nascentes, córregos e barragem cheios, o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, está enfrentando falta de água. Em uma publicação realizada na última quarta-feira (14), por meio do Facebook da rádio ‘Nova Rio De Contas FM’, foi feita uma denúncia por moradores da região devido à escassez de água nas residências até mesmo para beber.

No bairro ‘Sossego 02’, a população reclama da Empresa Baiana de Águas e Saneameno (Embasa) há mais de 15 dias devido à falta de abastecimento na região, além da taxa de esgotamento e a conta de água elevadas. Na última sexta-feira (9), “um acidente nas obras de recuperação da barragem Luís Vieira causou a queda de postes da rede transmissora de energia elétrica, a estação de tratamento ficou impossibilitada de funcionar por mais de 24 horas”.

Após o reinício do funcionamento do sistema, a tempestade registrada na madrugada da última segunda-feira (11) danificou equipamentos eletromecânicos e o fornecimento de água tratada na cidade voltou a ser interrompido. Desde então, equipes da Embasa foram acionadas e estão trabalhando na substituição dos equipamentos, conforme aponta a empresa em nota.

O texto da Embasa informa também que o sistema de abastecimento de Rio de Contas foi restabelecido na noite da última quarta-feira (14), “após uma sucessão de eventos que afetaram o funcionamento de equipamentos responsáveis pelo tratamento da água. O abastecimento deverá ser regularizado gradativamente nas próximas 48 horas em toda a cidade”.

Até que a situação esteja totalmente regularizada, “a Embasa recomenda aos moradores já abastecidos que façam o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando toda a forma de desperdício. Os bairros mais distantes da região central terão o abastecimento alternativo reforçado por meio de carros-pipa a partir desta quinta-feira [15]”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas