Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Em Ruy Barbosa, estudantes têm aula pelo rádio; professores contam dificuldades do ensino a distância

Estudantes de escolas públicas têm tido aula pelo rádio | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

Este ano, escolas públicas e privadas da Bahia estão sem aulas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus. Mas, tendo em vista que a última quinta-feira (15) foi o Dia do Professor, o site G1 conversou com profissionais da área para falar sobre as novas adaptações aos modelos de aula a distância, além das dificuldades existentes para quem trabalha com a rede de ensino.

Desde de março, quando foi publicado o primeiro decreto suspendendo aulas em todo estado baiano, as escolas pararam de receber estudantes para aulas presenciais. Por conta disso, o ensino remoto tem sido a principal alternativa para alunos e educadores. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou roteiros de estudos para auxiliar estudantes da rede estadual. Cerca de 980 atividades estão disponíveis no site.

No entanto, a internet não é uma realidade para todos. De acordo com a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30% das casas dos baianos não têm internet, isso dá mais ou menos 1,5 milhão de casas onde as pessoas, e principalmente os estudantes, não têm acesso à rede.

Em Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, estudantes de escolas públicas têm tido aula pelo rádio. A ideia partiu da professora e diretora pedagógica Dilma Pereira que teve a ideia de usar o “velho conhecido” da comunicação para manter os estudantes conectados ao aprendizado, mesmo durante o isolamento social.

A Secretaria da Educação do Estado disponibilizou roteiros de estudos para auxiliar estudantes da rede estadual | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

“A rádio FM daqui é muito potente, aí eu criei um projeto pensando no bem-estar dos meus alunos. Nós temos no município de Ruy Barbosa quase cinco mil alunos e o projeto está sendo maravilhoso, um reforço, principalmente para os que moram na zona rural. Nós temos comunidades que para você chegar precisa de mais de uma hora de viagem”, disse Dilma Pereira.

A professora Letícia Gomes Montenegro, que dá aulas de reforço escolar para crianças, e com a internet sendo a principal alternativa para o ensino em meio à pandemia, conta que a rotina de trabalho mudou completamente. Sobretudo com relação ao tempo trabalhando com educação infantil. “Antes eu podia dar aula para um grupo de crianças ao mesmo tempo. Agora eu preciso atender cada uma separadamente”, conta.

Em Salvador, aulas estão sendo transmitidas pela televisão desde o mês de junho. No último dia 10 de outubro, o governador Rui Costa prorrogou a suspensão das aulas públicas e privadas em todo o estado da Bahia até o dia 25 de outubro. Não há previsão de retorno às aulas presenciais. Jornal da Chapada com informações do G1 Bahia.

Leia também

#Chapada: Família do município de Ruy Barbosa procura por parente que não vê há 50 anos

#Chapada: Para alcançar todos os alunos da rede de ensino em Ruy Barbosa, professores transmitem aulas por rádio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas